10
abr
2018
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Suplementos Proteicos

As proteínas desempenham um importante papel na construção, manutenção e reparo de tecidos corporais, incluindo músculos.
As necessidades proteicas de praticantes de atividade física são maiores que de um individuo sedentário, devido a necessidade de reparo de lesões induzidas pelo exercício e ganho de massa magra.
A quantidade de proteína que deve ser consumida diariamente depende do peso corporal e intensidade do treinamento. Calcula-se de 1,2 a 1,8 gramas de proteína por Kg de peso /dia, enquanto de indivíduos sedentários é de 0,8g por kg de peso/dia.
Os suplementos proteicos, são utilizados para aumento, definição e regeneração da massa muscular. A recomendação geral é para que seja feito pós-treino, porem em alguns casos necessitam também de uma ingestão antes do treino.
Um dos suplementos mais utilizados pelos atletas é o Whey Protein , ele é uma proteína do soro do leite, possui um alto valor biológico , e uma ótima digestibilidade. Contem alto teor de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA)

Existem 3 tipos de Whey Protein e o que diferencia eles é a sua composição e o tempo de absorção:
• Isolado: puro sem a mistura de outros tipos de proteína
• Concentrado: com maior quantidade de proteína por porção
• Hidrolisado: pré-digerido e de mais fácil absorção

Caseína – a caseína é uma das frações proteicas do leite. Auxilia no ganho de massa muscular. Recomendação: tomar antes de dormir, digestão mais lenta.

BCAA – aminoácidos de cadeia ramificada: leucina, isolécita e valina. São aminoácidos abundantes em carnes e que tem característica de serem essenciais ao organismo, ou seja, o corpo não produz. A leucina é um aminoácido que apresenta efeito anabólico no metabolismo de proteínas, auxiliando no aumento da massa muscular e reduzindo a possibilidade de uma lesão muscular pós-exercício.

Creatina- encontrada naturalmente nos alimentos (carnes bovinas e peixes). É sintetizada em nosso organismo no fígado e nos rins. Seu armazenamento é feito no músculo esquelético, porem o estoque é limitado. É indicado em exercícios de curta duração e alta intensidade, pois aumenta a geração de energia (ATP). Permite a manutenção do exercício e sua sustentação na máxima intensidade. Ela aumenta a força, e ajuda no ganho de massa muscular. Ela necessita ser ingerida com cautela e com orientação de um profissional habilitado.

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