3
dez
2015
1

Pratos congelados: melhor fazer em casa ou comprar ‘na rua’?

Preparar o seu prato em casa é sempre melhor a opção, certo? Errado! Se o alimento que preparamos em casa não obedecer algumas regras, o seu prato poderá conter bactérias. Cada alimento exige um preparo diferente, um tempo maior do que o outro para que você não perca os nutrientes do seu alimento e ainda consiga conserva-los adequadamente.

Frutas e vegetais, por exemplo, retém água e expande o alimento, o que “quebra” as paredes das células dos alimentos. Por esse motivo, estes alimentos ficam com uma textura mole e encharcada. Para evitar isso, eles deverão ser congelados na parte inferior do freezer, em quantidades pequenas.

Vai congelar vegetais? Dê um choque térmico antes de congela-los. Isso previne a deterioração, preserva a cor, sabor e a textura. Assim que estiverem limpos, os vegetais deverão ser colocados em água fervente ou expostos ao vapor e em seguida mergulhados em água bem fria. Esse processo é conhecido pelo nome de branqueamento.

O processo de descongelamento dos alimentos também é essencial. É na cozinha que todo esse procedimento deverá ser feito, já que outra área está altamente propensa a bactérias prejudiciais ao organismo. O descongelamento não deve ser realizado de maneira despreparada. Antes de ir “ao fogo”, o alimento precisa sair do freezer e ir para a geladeira, para que ele não sofra uma grande alteração química neste processo.

Existem outras regras que, se não forem cumpridas, irão comprometer sua refeição. Por isso, adquirir um prato congelado de uma empresa que atende todos os requisitos de higiene é o mais indicado, já que eles conhecem todos os métodos e possuem um grande espaço para a realização dessa tarefa, com congeladores e resfriadores próprios para este uso.

Outro diferencial destes pratos congelados é que os alimentos são selados á vácuo, justamente para eliminar as chances de proliferação de bactérias nos pratos prontos. O Tá na Mesa oferece deliciosos pratos prontos que são embalados para atender todas as normas de saúde. Saia do famoso feijão e arroz e experimente algo diferente hoje!

You may also like

Jejum Intermitente
Fritada de Queijo
Batata Recheada
Berinjela em Camadas

Deixe uma resposta