14
jun
2018
0

Jejum Intermitente

O Jejum intermitente é uma restrição alimentar severa que se caracteriza pelo tempo programado que um indivíduo fica sem se alimentar, podendo ser por 12hs, 18hs, 24hs, semanalmente, diariamente, 1x por semana, 2x e etc.

O jejum precisa ser muito bem planejado, para que não ocorram carências de vitaminas, sais minerais e nutrientes que são necessários para manter a boa saúde do nosso organismo, por tanto ninguém deve fazer sem que tenha um acompanhamento serio de profissionais da saúde.

Nosso organismo funciona como um reloginho, quando ficamos muito tempo sem comer, nosso organismo pede comida e quando realizamos o jejum ele passa a utilizar substratos energéticos do próprio corpo, como a gordura estocada no tecido adiposo, a glicose produzida no fígado, e o glicogênio muscular. O que pode ocorrer depois desse período longo sem se alimentar, é o que chamamos de “Efeito Sanfona”, o organismo estoca mais gordura, podendo voltar a ganhar peso novamente.

Quando nosso organismo passa por uma restrição alimentar muito severa, tem a tendência a perder massa muscular e não somente massa gorda (gordura), para que não perca massa magra é necessário fazer uma dieta equilibrada com a quantidade exata de proteína e horários certos para não ocorrer o catabolismo (perda de massa magra).

Vale ressaltar que depende muito também de pessoa para pessoa, atletas possuem mais resistência a restrição alimentar, mas todos necessitam de acompanhamento profissional, não são todas modalidades esportivas que são possíveis fazer esse tipo de restrição, as que requer mais intensidade pode ocorrer um desgaste muscular.

O jejum pode também gerar mais estresse e irritabilidade, ou por falta de algum nutriente, ou por não conseguir se sujeitar a fazer esse tipo de dieta, fazendo com que a pessoa queira compensar tudo quando for realizar a próxima refeição.
A hipoglicemia é um outro fator que pode ocorrer na hora de fazer atividade física ou logo após, pois a atividade física já ocorre uma redução dos níveis de açúcar no sangue, e com o jejum pode piorar ainda mais fazendo até com que a pessoa desmaie.

O cérebro não tem reserva energética, e ele precisa que haja um suprimento de glicose, provenientes de nutrientes como o carboidrato e em situações de hipoglicemia pode acarretar em perturbações no funcionamento do sistema nervoso central podendo ter dores de cabeça, fraqueza motora, raciocínio confuso podendo prejudicar no trabalho de quem necessita de muita atenção para realizar suas atividades profissionais do dia a dia.

Entregamos em toda a Grande São Paulo no dia e horário da sua escolha.
Tudo pronto, saudável, prático em com muito sabor!

Para uma maior segurança na hora de completar sua compra, o Tá na Mesa oferece 3 formas de pagamento: O PagSeguro, o PayPal (pagamento pelo website) e o pagamento na entrega (Alelo, Ticket Restaurante, Sodexo, Alello, VR e Cartões de Crédito e Débito: Visa e Mastercard ou em Dinheiro).

 

You may also like

Muffin Matinal de Linguiça e Queijo
Morangos Sacudidos
Salada de Tomate e Muçarela ao Vinagre Balsâmico
Purê Surpresa

Deixe uma resposta