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maio
2018
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Dicas de alimentação para praticantes de Zumba

Fazer uma dieta equilibrada para quem pratica atividade física é de extrema importância, e a zumba é um exercício físico aeróbico muito utilizado para pessoas que buscam emagrecimento. É claro que, assim como todo exercício, as aulas devem acompanhar um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada para que os resultados da pratica da zumba sejam potencializados e duradouros. A zumba não é milagrosa sozinha, seus hábitos alimentares contribuem para que perca barriga e queime calorias.

O QUE COMER ANTES DA AULA DE ZUMBA?

Para quem faz atividade aeróbica de alta intensidade como a zumba, é necessário realizar uma pequena refeição, que chamamos de pré-treino.
O carboidrato é uma fonte necessária para oferecer energia para realizar a atividade, porem deve ser consumido carboidratos de rápida absorção, dentre eles temos: batata doce, banana com aveia, pão integral e tapioca.

Para o corpo não perder massa magra, é necessário também ingerir proteínas de um alto valor biológico, dentre as mais conhecidas pelos praticantes de atividade física é o queijo cottage, pois além dele ter pouca gordura é fonte de BCAA, uma proteína de fácil absorção. Outras opções de proteínas pré treino que podem ser colocadas na dieta é peito de frango, peito de peru light, atum ao natural, queijo branco, barrinhas de proteína, whey protein isolado (proteína do soro do leite- suplemento esportivo).

Uma boa hidratação também é importante antes, durante e após o treino. Antes do treino o recomendável é ingerir pelo menos 250 ml de água, ou sucos naturais, uma boa dica é suco de abacaxi, pois além de ser leve e refrescante, ele é fonte de potássio, magnésio e cálcio, minerais diretamente envolvidos na contração muscular. Contém também as vitaminas A B1 e C, que impedem a oxidação dos músculos.

O QUE COMER DEPOIS DA AULA DE ZUMBA?

Logo após a prática da aula, a prioridade deve ser repor todos os nutrientes que foram perdidos durante o exercício físico.
É importante ingerir carboidratos como milho, arroz, mandioca e acrescentar uma fonte de proteína magra, por exemplo: filé de frango grelhado, patinho moído refogado, atum ao natural, ovo cozido.
As verduras contem vitaminas que ajudam no procedimento de emagrecimento e de ganho de massa muscular. Um prato raso de salada variada temperada com limão, ajuda a manter o organismo em bom funcionamento.
A hidratação pós treino também é muito importante, pois durante o exercício perdemos muita agua pela transpiração. O ideal é ingerir 35 ml de água por Kg de peso e dividir durante o dia.

Nutricionista Cris Paganelli CRN 3 -27753

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