2
mar
2017
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Dica: A importância dos 5 sentidos para alimentação saudável

Como na alimentação os sentidos influenciam?
Audição, tato, paladar, visão e olfato lançam mensagens ao cérebro que estimulam reações como, por exemplo, abre o apetite, o prazer em se alimentar, nojo e enjoo, entre outros;
O principal sentido utilizado na alimentação é o paladar, ou melhor é a gustação, pois ela envolve um mecanismo sensorial complexo resultante de uma interação entre gosto, aroma, aparência, consistência e temperatura.

O paladar reconhece o sabor doce, amargo, salgado e ácido dos alimentos.

O Olfato é responsável pela sensação que temos ao apreciar um alimento, se você tampar o nariz na hora de se alimentar, você consegue verificar que sem ele não conseguimos detectar se o alimento é cítrico, frutal, floral e encontra uma grande dificuldade para detectar qual é o alimento que está sendo ingerido. Isso acontece porque existem milhões de terminações nervosas no nariz e apenas 100 mil na boca.

O paladar é sugestionado diretamente pela cor, como por exemplo as cores mais vibrantes laranja, amarelo e vermelho, que estimulam o paladar. Portanto, a visão é um órgão importante pois visualizar a aparência e a cor do alimento. Ótima dica para crianças que tem uma grande rejeição de alimentos, é importante utilizar esse sentido para “enganar” o gosto, montando pratos coloridos e criativos.

Um exemplo de alimento que é tingido de amarelo para ficar com aparência mais agradável é a margarina, por isso até muitas pessoas se confundem ao dizer que consomem manteiga no lugar de falar margarina.

A Audição, os alimentos que possuem uma textura padrão que promovem ruídos como por exemplo um biscoito cream cracker, se ele não faz barulho ao consumirmos percebemos que o alimento pode estar velho e murcho. E se a textura do alimento não lhe agrada, de nada vale o gosto.
O tato permite perceber as sensações do calor e frio, gelado e quente, áspero e liso, duro ou mole, ou seja, percebemos as formas e texturas dos alimentos. E nos permite descobrir se o alimento está apto para o consumo.

Dicas de como utilizar os 5 sentidos na alimentação saudável
• Não se alimentar na frente da TV, computadores e celular
• Antes de consumir o alimento, você deve apreciá-lo
• Faça pratos coloridos, pois quanto mais colorido mais vitamina ele contém (utilize vegetais, legumes, frutas)
• Antes de consumir um produto que já foi aberto, verifique a aparência e a textura se esta conforme o aspecto normal do alimento, no caso negativo, descarte-o.
• Frutas com aparência de estragada pode estar totalmente comprometida e não deve retirar apenas a parte que está escura para consumi-la.
• Embalagens amassadas não podem ser consumidas, verifique sempre no ato da compra, pois os metais que utilizam nas embalagens podem contaminar os alimentos.
• Faça das suas refeições uma hora sagrada, sinta o sabor, verifique a aparência, sinta o cheiro, a textura e o barulho que ela faz ao mastiga-lo.

Ao seguir essas dicas , você consegue fazer uma alimentação saudável , fazer uma reeducação alimentar e adotar essas condutas como estilo de vida ,sem precisar seguir dietas malucas da moda para perca de peso.

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