18
dez
2015
1

Criatividade: é só saber usar!

Sempre nos surpreendemos quando experimentamos um prato que parece ter sido desenvolvido cientificamente  – há uma riqueza tão grande de detalhes, que vai da apresentação ao aroma, sem falar no sabor inigualável de um tempero escolhido a dedo – que  em nenhuma hipótese pensamos que um prato tão bem elaborado foi criado a partir de ideias e conceitos tão simples.

A responsável por este minucioso trabalho é a criatividade. Praticamente tudo na nossa vida exige um pouco dela para que as coisas deem certo, e na cozinha não é nada diferente.

Quem teve a experiência de crescer em uma fazenda ou próximo a grandes áreas rurais, teve a oportunidade de ver suas mães colocarem sua criatividade na roda para elaborarem pratos com os poucos recursos que tinham acesso.

Diferente de hoje em dia, onde existem catálogos e mais catálogos de temperos nos supermercados, além da facilidade da internet que traz experiências e receitas do mundo todo, as cozinheiras, se quisessem fazer um prato diferente para uma ocasião especial, tinha que se virar.

Como é que desenvolviam sempre pratos tão deliciosos sem o mínimo de conhecimento teórico? Criatividade – e muita ousadia! Tem algum destes pratos que sua mãe fez que até hoje é difícil de esquecer do cheiro ou do sabor? Pois é, se fosse hoje em dia, sua mãe poderia fazer muito sucesso com um canal de culinária no Youtube.

E como chegamos até o ponto em que nos perdemos em um “prato dos deuses”? De fato, a elaboração do prato foi feita por uma equipe profissional, com chefs e ingredientes exclusivos, mas até chegar aí uma pessoa resolveu ousar e colocar um pouquinho mais de sal no prato. E voilà!

A cozinha, tanto antes quanto agora, não é nada mais do que uma tarefa experimental. Podemos fazer de tudo e a qualquer momento, e até mesmo nos reinventarmos – a todo instante. A receita de bolo que você herdou da sua avó pode ficar melhor se você colocar um ingrediente diferente. Porque não fazer uma cobertura com aquele chocolate que você tanto gosta?

Agora que estamos no final do ano, e você terá alguns dias para ficar em casa, experimente mudar a receita do que você já sabe. Se ficou bom, faz diferente: crie uma nova receita. Acreditamos que você vai se surpreender com o talento e a criatividade que você tem. Permita-se!

You may also like

Jejum Intermitente
Fritada de Queijo
Batata Recheada
Berinjela em Camadas

Deixe uma resposta