10
jul
2018
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Como evitar o inchaço

• Evite bebidas gaseificadas
Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço, pois esses gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estarmos cheios.

O refrigerante possui muito sódio que é outro vilão que causa barriga inchada.
Para evitar esse efeito consuma sucos e aguas sem gás.

• Evite alimentos fermentativos formadores de gás
Alguns alimentos são mais difíceis de digeri-los fazendo com que o intestino tenha que fermenta-los para facilitar a sua absorção.
E a fermentação causa gases no intestino podendo levar ao inchaço.

Exemplo: repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.
Atenção: esses alimentos apesar de favorecerem o inchaço não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável.

• Reduza o sal da alimentação
Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço.

• Evite produtos industrializados
Alimentos industrializados como: biscoitos, sopas, macarrão instantâneo; possuem uma grande quantidade de sódio em sua composição.

• Utilize temperos naturais
Os temperos naturais, além de dar sabor, ainda ajudam na promoção da saúde.
Exemplos: alho (saúde da flora intestinal), cebola (previne doenças cardíacas), gengibre (previne resfriados), louro (propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias) , noz moscada(digestão) e etc.

• Chá de Hibiscos
O Hibisco é uma flor capaz de estimular a queima de gordura corporal, facilitar a digestão, regularizar o intestino e combater a retenção de liquido.

• O Chá de Hibisco não é recomendado para mulheres grávidas, em particular devido aos seus efeitos emmenagogue que pode estimular a menstruação ou o fluxo de sangue no útero ou na região pélvica.
Consuma até 600 ml do chá por dia, não ultrapassar do recomendado.

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